É fundamental que os ambientes dos condomínios sejam mantidos em condições adequadas para garantir o conforto, a segurança patrimonial e a funcionalidade aos moradores.
Nesse contexto, o papel do zelador é essencial.
Um dos principais papéis do zelador é a realização de manutenção preventiva nos edifícios. Isso inclui inspeções regulares para identificar problemas em sistemas elétricos, hidráulicos e cuidados de forma geral. Ele também é o responsável por agendar e coordenar serviços de manutenção e reparos. Ao realizar a manutenção preventiva, são evitados problemas futuros e é garantido o pleno funcionamento das instalações.
O zelador também é responsável por monitorar e coordenar serviços de limpeza, além de cuidar da manutenção de mobiliário, equipamentos e demais elementos presentes nas áreas comuns para garantir a sua conservação.
Além de suas responsabilidades técnicas, o zelador também desempenha um papel importante no relacionamento com os moradores. Ele é o elo entre a administração do condomínio e os moradores, atendendo solicitações, tirando dúvidas e fornecendo orientações.